BLOG DA FATEC-CB

Aqui você fica sabendo o que acontece na nossa Fatec

• FATEC-CB

O setor que promove o recorde na economia brasileira

Tecnologia e as pesquisas na área agrícola alavancam a economia do país e como consequência a AGROINDÚSTRIA e o agronegócio tornaram-se um dos pilares da economia brasileira. Segundo o empresário da MB Agro, “ da porteira para dentro, a agricultura avança pela combinação de fatores que vão do uso intenso da tecnologia de manejo e melhoria genética ao controle de pragas”. Segundo João Martins, presidente da Confederação Nacional da Agricultura, a perspectiva para 2020 é positiva. Para o ingresso profissionalmente na área de Tecnologia em Agroindústria a FATEC- FACULDADE PÚBLICA DE TECNOLOGIA DE CAPÃO BONITO oferece um brilhante curso no qual o aluno aprende Teorias, Boas Práticas e Práticas de Laboratório além de tantas outras atividades que fazem com que os alunos se apaixonem e se dediquem. A FATEC também proporciona ao aluno o Intercâmbio em outros países.

A aluna Renata chegou há pouco de Portugal a qual estava naquele país em intercâmbio da FATEC Capão Bonito e Centro Paula Souza, por cerca de um ano para estudos na Faculdade de Enologia (produção de vinho) no município português chamado Portalegre, situado na região do Alentejo com cerca de 118.506 habitantes, antigo Império Colonial Português. Local famoso pelas vinícolas e pela FEIRA DA DOÇARIA CONVENTUAL E TRADICIONAL DE PORTALEGRE. Lugar conhecido pelos doces criados e elaborados em convento. O tripé do sucesso desse curso na FATEC CB constitui de Pesquisa + Inovação + Tecnologia!!! Faça Agroindústria! Recomende! Em breve: Inscrições para o vestibular 2 semestre de 2020.

Profa. Dra. Alice Elias Daniel Olivati

Comunicação Empresarial

FATEC Capão Bonito-SP

alice.olivati@fatec.sp.gov.br

• FATEC-CB

Tecnologia em Silvicultura, o curso da Faculdade Pública de Capão Bonito

Sabemos que o Brasil não tem mais aquele retrato verde do início do século XX. O que vemos hoje são devastações nos maiores biomas envolvendo a Amazônia e a Mata Atlântica e outros menores em várias regiões que forravam o país. Nos anos noventa, os móveis produzidos com a madeira extraída das espécies de pinheiros conhecidas como pinus renderam ao país milhões em exportações. Também são responsáveis por colocar o Brasil em segundo lugar, atrás da China na produção de resinas, segundo dados de pesquisa em Engenharia Florestal, da FAPESP.

No início do século XX, o desenvolvimento da industrialização exigia uma profusão de madeira e a preferência na época recaía sobre a araucária (Araucaria angustifolia ), com plantações desde as áreas mais altas e mais frias do sul do estado de São Paulo, Paraná até o Rio Grande do Sul. Hoje, quase em extinção, com espécies visivelmente deterioradas, com algumas de rara beleza, formando floresta de borda e ao lado, no interior do terreno, o que se vê são plantações de pinus ou de eucalipto, como em muitos trechos à beira das rodovias dede o município de Capão Bonito em direção ao sul. Mas seja de qualquer espécie, é preciso cultivar a madeira, ela vale ouro. Para tanto, o curso de Tecnologia em Silvicultura da Faculdade de Ensino Público de Capão Bonito, fundada em 2008, como primeira e única da América Latina, forma profissionais para atuar nessa área florestal.

Existe na FATEC CB, cerca de 500 Trabalhos de Graduação com pesquisas realizadas pelos alunos ao longo desses mais de dez anos. Há trabalhos com temas desde processos Agroflorestais, unindo floresta e produtos agrícolas; Silvipastoris, floresta e gado, visando a agregar valores. Também Inventário florestal, estudo do solo, Recuperação de áreas degradadas, arborização urbana, produção de mudas com várias técnicas, entre outros. E durante o curso as disciplinas que compõem a grade curricular com ampla visão das Ciências Exatas, Ciências Naturais, Botânica, Administração, Comunicação entre outras. O curso de Tecnologia em Silvicultura da FATEC de Capão Bonito proporciona a produção de produtos florestais madeireiros e não madeireiros oriundos de florestas manejadas com elevado padrão de qualidade. Faça Silvicultura. Recomende. Em breve inscrições para o vestibular 2° semestre de 2020.

Profa. Dra. Alice Elias Daniel Olivati

Comunicação Empresarial